Sobre Nós

HISTÓRIA

Em 1993, um grupo de voluntários não conformados com o alto nível de exclusão social em nosso País, resolveu aderir às idéias do sociólogo Herbert de Souza - "Betinho", e trabalhar em prol da CIDADANIA, ou seja, contra a fome e a miséria de nosso povo.

 Betinho dizia que "CIDADANIA é a luta contra a exclusão social, contra a miséria, e mobilização concreta pela mudança do cotidiano e das estruturas que beneficiam uns e ignoram milhões de outros. É querer mudar a realidade à partir da ação com os outros, da elaboração de propostas, da crítica, da solidariedade e da indignação com o que ocorre entre nós".

Em 1993 iniciamos com a doação de cestas básicas mensais para famílias cadastradas ao mesmo tempo em que apresentamos o Comitê da Cidadania na Câmara de Vereadores, CDL e ACIS.

Em 1994 iniciamos um trabalho em prol das crianças e jovens, em especial um grupo de 25 drogaditos que estavam vivendo em um prédio abandonado no centro da cidade. Montamos o projeto Vida Nova com educadores de rua. Obtivemos um ótimo resultado com este projeto e, ao final de 2 anos, aqueles jovens já tinham sido recolocados em suas ou outras famílias.

Em 1996 resolvemos repensar o caminho a seguir: " Ensinar a pescar e trabalhar na prevenção". Com o SENAI www.senairs.org.br como parceiro, obtivemos um espaço cedido pela Escola Estadual Vila Prado onde foi iniciado o Projeto Cidadania - cursos profissionalizantes. Inicialmente o curso de Elétrica, um ano após o de Serralheria com o apoio da GERDAU.www.gerdau.com.br

Em 2006, além destes cursos, e com o apoio da ANABB, acrescentamos o curso de Padaria que abriu vagas especialmente para o público feminino.www.anabb.org.br

A profissionalização de jovens é importante não apenas para que tenham um futuro mais digno e, quando pensamos em jovens em situação de vulnerabilidade, torna-se mais evidente a necessidade da oferta de capacitação profissional com qualidade, para que possam disputar o mercado de trabalho em iguais condições aos jovens de classes mais abonadas.

Por esta razão, mantendo o foco na qualificação e aprimoramento dos cursos oferecidos, o Comitê da Cidadania busca oferecer aos seus alunos não somente cursos técnicos profissionalizantes, como também a Inclusão Digital, ou seja, cursos diversos de Informática, acesso à Internet, robótica, línguas estrangeiras, palestras diversas sobre saúde, meio ambiente, ética, que também contribuem com a inclusão social.

Anualmente, uma média de 150 jovens carentes e/ou em situação de vulnerabilidade social se beneficiam dos diversos cursos oferecidos pelo Comitê da Cidadania.


O Comitê da Cidadania Contra a Fome e a Miséria de Sapucaia do Sul é uma Entidade sem fins lucrativos que tem em sua coordenação somente voluntários. Tem como propósito, resgatar a cidadania de jovens menos favorecidos socialmente.

Em 1996 formamos a primeiria turma no curso de elétrica com 14 alunos. Atualmente estamos atendendo uma média anual de 150 alunos. O mérito desta grande realização é de todos aqueles que acreditaram e acreditam que o trabalho voluntário dá certo SIM!

São 18 anos de conquistas e sonhos realizados!

Agradecemos a todos: instrutores, colaboradores, voluntários e parceiros que acreditam em uma sociedade mais justa para todos.

 

Nára Clebia Morais Recktenwald
Coordenadora do Comitê da Cidadania de Sapucaia do Sul - RS.

 


Contato

Comite da Cidadania

Rua João Rodrigues, 1016 - Bairro Piratini
CEP: 93216-000 Sapucaia do Sul, RS


51 34515910


Produtos

Chá da Cidadania 9

Chá da Cidadania 9

  O CHÁ DA CIDADANIA É SEMPRE UM SUCESSO! Doces e Salgados confeccionados pelo alunos do Curso De Padaria! O próximo será em 11/10/2018 Aguardem o próximo! Alunos do Curso De Padaria!

Leia mais

—————